A Usina Eco-Cultural é uma iniciativa que surge da articulação de arquitetos, artistas, ambientalistas e moradores do bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP). Baseado em mobilização popular, é projeto de requalificação e reuso do espaço que traga cultura, educação ambiental, economia circular, inclusão social e lazer.
A usina utiliza deste reconhecimento coletivo para dar novo significado ao Incinerador Vergueiro, construção abandonada desde 2002, a fim de transformá-lo em um espaço público multifuncional. Este projeto representa a luta pelo direito à cidade de um território negligenciado enquanto marco de memória e catalisador de práticas culturais e ambientais.



Idealizado pela arquiteta Débora Machado, o projeto, desde 2019, busca o diálogo contínuo com o poder público e outros parceiros, viabilizando a restauração do edifício e sua transformação em um local de referência que esteja alinhado com as demandas da comunidade para fortalecer o senso de pertencimento ao território. Contudo, a limitação de acesso do espaço físico imposta pela subprefeitura, a profissional, que também parte do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Região do Ipiranga (CADES), fomenta a colaboração baseada no trabalho voluntário e mobilização coletiva a realização de atividades culturais, ambientais e educativas em locais alternativos.
A Usina Eco-Cultural é projeto que respeita os princípios democráticos e inclusivos, fortalece a capacidade de articulação comunitária por meio do impacto positivo que se consolida como modelo de transformação social pelo direito à cidade, que enriquece o pertencimento e o engajamento social dos moradores.
Conheça mais do movimento em www.instagram.com/usinaecocultural e linktr.ee/usinaecocultural.
Fotos: André Morais / João Pico / Rogério Albuquerque