União na Boa Esperança salva território local
Categorias:
Tags:

Onde:

Quem faz:

Ano:

No encontro entre os Rios Poty e Parnaíba, a Comunidade Tradicional da Boa Esperança, na cidade de Teresina (PI), é berço do povoamento da Capital, especialmente a partir da ocupação de populações negras e indígenas. Para preservar esta memória e defender seus direitos sociais, fundou, em 2008, o Centro de Defesa Ferreira de Sousa (CDFS). O nome foi escolhido em homenagem ao “Seu Roxo”, o Antônio Ferreira de Sousa, morador da localidade. Através da iniciativa, são reunidos e conservados ofícios historicamente exercidos como os vinculados a olaria (com a produção de cerâmica e tijolos a partir da argila), a vazante dos rios, a pesca, os boiadeiros, dentre outros próprios do modo de vida tradicional local.

Além da proteção do patrimônio histórico, foi atrás da organização e de um amplo processo de mobilização, que foi possível realizar as denúncias contra o processo de reassentamento involuntário previsto no Programa Lagoas do Norte (PLN). O projeto tinha como objetivo requalificação urbana e ambiental da região, com financiamento do Banco Mundial e recursos da Prefeitura Municipal de Teresina e do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento. 

O projeto de resistência do CDFS contou com a articulação de diversos atores,  coletivos e organizações sociais da cidade, a fim de preservar os direitos das comunidades tradicionais do território. Em 2021, após um longo e intenso processo de mobilização, que contou com a contribuição de técnicos das áreas do direito, história, arquitetura, antropologia, comunicação social, serviço social, psicologia, pedagogia, entre outras, o principal contrato de financiamento do Programa Lagoas do Norte foi rescindido. A vitória foi conseguida através do acionamento do Painel de Inspeção do Banco Mundial, mecanismo internacional de denúncia que investiga violações de direitos em projetos financiados pelo banco.

Desde então, o CDFS avança com projetos no Memorial Casa Professora Sueli Rodrigues, que atualmente serve como sede da entidade e como espaço para o Museu da Resistência da Boa Esperança, que reúne um acervo histórico da localidade, disponível também no formato virtual. No local, são promovidas atividades voltadas à preservação da memória da luta da comunidade, ao resgate da sua história e ao envolvimento das crianças por meio de oficinas de música, práticas esportivas e apresentações culturais.

Em julho de 2024 foi aberta a Biblioteca Comunitária Entre Rios, como parte dos esforços para fortalecer a cultura e a memória. A população ainda busca reparação pelos danos causados pelo Programa Lagoas do Norte com uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal para responsabilizar o município de Teresina pela reparação de danos materiais e morais sofridos pelas famílias, incluindo a regularização fundiária do território. As ações são financiadas com recursos próprios e por meio de editais.  

Para saber mais acesse no Instagram: @centrodedefesaferreiradesousa e @museudaboaesperanca.org

Fotos: Acervo do Centro de Defesa Ferreira de Sousa