Sede para a Cooperativa UNIVENS

Onde:

Sarandi, Porto Alegre - RS

Quem faz:

Paulo Vasconcelos

Ano:

2022

O Trabalho Final dos cursos de graduação, dizem muito sobre o caminho profissional a ser seguido pelos pelos estudantes. É o momento de plena liberdade para sonhos e utopias e uma oportunidade para pensar meios para que a arquitetura e o urbanismo se aproxime da vida real das pessoas.

O trabalho de final de curso, apresentado nesta matéria, olha para a questão do trabalho coletivo e propõe uma nova sede para a Cooperativa de Costureiras da Vila Nossa Senhora Aparecida que fica localizada no bairro Sarandi, em Porto Alegre. A Cooperativa nasce, na década de 1990, da necessidade por melhores condições de trabalho de um grupo de mulheres desempregadas moradoras da comunidade que fica localizada na periferia da capital gaúcha.

Desde o início da formação do grupo, os objetivos propostos estiveram além da garantia do trabalho digno. As cooperadas sempre se preocuparam com o contexto em que estavam inseridas, sendo importantes agentes de transformação da comunidade. Desta caminhada surgiu a Cooperativa Educacional Nova Geração – UNIVENS, que atende toda a população através de cursos profissionalizantes, oficinas, feiras comunitárias e programas culturais.

Dado o contexto, o projeto teve por objetivo pensar uma localização mais acessível sem perder a conexão com a comunidade e criar espaços confortáveis e compatíveis com o crescimento da cooperativa, pensando em instalações adequadas para abrigar todos os serviços oferecidos.

Embora seja um trabalho acadêmico hipotético ele tem como base dados de pessoas e instituições reais que partiram de entrevistas com as cooperadas e visita às instalações da cooperativa, ao bairro e ao terreno escolhido.

O Programa de necessidades foi construído baseado nos espaços e serviços que a atual sede dispõe para o funcionamento de suas atividades, somando projeções de crescimento e expectativas das próprias cooperadas. Foram adicionadas funções que complementam os serviços voltados a comunidade que a cooperativa já exerce, e projetos que ainda não saíram do papel. Em entrevistas presenciais, foram coletados dados das cooperadas e da atual sede, para ter uma base do fluxo das atividades e das necessidades especiais.

As atividades da Cooperativa foram divididas em 6 setores: produção, administrativo, comércio/serviço, educacional/cultural, infraestrutura, e espaço aberto.

Ficha Técnica:

  • Texto: ArqPop
  • Edição: Arqpop;
  • Fonte: Paulo Vasconcelos;
  • Imagens: Paulo Vasconcelos;
  • Mais Informações: arq.paulovasconcelos@gmail.com