Revitalização da Praça da Rua 23

Onde:

São Vicente - SP

Quem faz:

Carolina Bispo, Jéssica Gabriele, Tayane Ribas, Thayane Magalhães

Ano:

2021

O projeto consistiu na reurbanização da praça da Rua 23, buscando através do reconhecimento do território a disseminação do conhecimento sobre ATHIS e o direito à cidade. Propondo uma política de anti exclusão, tendo como intenção a diminuição da segregação e as distâncias sociais.

Esse trabalho foi fruto do chamamento público 006/2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, em parceria com o Instituto Procomum. O projeto consistiu em uma proposta de melhoria e criação de novos espaços e usos de acordo com as demandas levantadas na comunidade. O local foi escolhido principalmente por seu alto potencial sociocultural, com ótimas dimensões e de uso contínuo pela população. Devido à falta de infraestrutura, mobiliários e equipamentos, a praça não estava cumprindo a sua função social. A ideia foi propor um projeto consciente e de custo reduzido para que fosse possível a execução pelos moradores através de mutirões junto a oficinas temáticas com o objetivo de instruir e de construir uma rede de atores locais capacitados fomentando a participação ativa que objetiva a valorização e o cuidado com espaços de uso público.

O projeto está voltado para os moradores das áreas de interesse social em regiões periféricas (com renda de até 3 salários mínimos), representantes de movimentos de moradia, associações e cooperativas populares e a sua elaboração envolveu profissionais com atuação no campo da habitação de interesse social do poder público da universidade e entidades profissionais do campo da arquitetura e do urbanismo. A equipe que desenvolveu o trabalho, foi composta por 04 arquitetas que atuaram em dialogo com a comunidade e com as assessorias da Baixada Santista.

Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas oficinas, reuniões e capacitações semanais, foram desenvolvidos protótipos e soluções em ATHIS e comuns urbanos, além das reuniões do grupo de Legislação e Metodologia, onde foram desenvolvidos manuais de implementação de ATHIS para a Baixada Santista. Foram feitas ainda diversas visitas ao local, para fazer o reconhecimento do espaço, a medição, conversas e ainda uma oficina que reuniu muitas crianças, as principais usuárias do espaço da área do projeto em questão.

Ficha Técnica: