Reurbanização do centro de Conde/PB

Onde:

Área central de Conde, Paraíba

Quem faz:

Equipe Seplan (org. Concurso Público): Fabiano Melo, Flavio Tavares, Raissa Monteiro, Susana Montenegro, Yuri Duarte Equipe projeto vencedor: Camila Bellaver Alberti, Jean Michel Fortes dos Santos, Mariana Mocellin Mincarone, Douglas Silveira Martini

Ano:

Concurso público realizado em 2018, obras iniciadas em 2019 e finalizadas em 2020

A obra de Requalificação do Centro de Conde/PB, concluída em 2020, buscou trazer soluções racionais, exequíveis e funcionais, cabíveis para a realidade do município de pequeno porte, prezando pela adequação à escala humana e pelo respeito à cidade que já existe ali.

A obra do centro de Conde/PB foi fruto de um concurso público nacional de Arquitetura e Urbanismo, cujo edital foi elaborado de maneira participativa com oficinas nas quais foram elencadas as principais demandas da população. Um representante da comunidade foi escolhido para integrar o júri que avaliou as propostas e elegeu o projeto vencedor.

O projeto vencedor compreende o espaço público não como mero resíduo do espaço edificado, mas como importante área de conexão entre equipamentos e entre pessoas. O projeto buscou criar uma proposta adequada ao lugar e respeitosa com a verba pública, evitando buscar uma identidade visual muito espetaculosa em relação à escala de município de pequeno porte, o que poderia resultar em “ideias fora do lugar”.

A principal premissa do projeto consistiu em tornar o centro uma área convidativa e acessível para pedestres e ciclistas, conectando as duas praças em um grande espaço público equipado e agradável, contíguo ao calçadão do eixo da igreja. A escolha do concurso pelo centro da cidade teve como intenção reverter o histórico do município, que sempre investiu grande parte do seu orçamento para obras em Jacumã – região que recebe grande afluente de turistas todo o ano – em detrimento das áreas da cidade em que predominam residentes locais.

Para a execução, o projeto vencedor foi contratado pela Prefeitura para elaborar os projetos executivos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e infraestrutura urbana. Em constante diálogo com a Prefeitura, a equipe de projeto desenvolveu algumas alterações de modo a adequá-lo ao orçamento disponível e às particularidades locais detalhadas a partir do levantamento mais preciso da área. A obra foi realizada através de licitação pública. Devido ao fato da cidade ser um município de pequeno porte, o projeto teve como premissa atender às demandas da população expressas no edital do concurso sem abrir mão da exequibilidade, da facilidade de manutenção e da economicidade.

Texto: Mariana Mincarone
Edição: ArqPop
Fonte: Versa-urb
Imagens: João Lira; Altair Castro, Raíssa Monteiro, Mariana Mincarone
Mais informações: https://www.versa-urb.com/reurb-conde