Qualificação Urbana : Assentamento Autoproduzido Canyon

Onde:

Canyon, Caxias do Sul - RS

Quem faz:

João Vitor Martini

Ano:

2021

Este trabalho se detém no aprofundamento da qualificação de espaços abertos residuais, nos quais a comunidade possa atuar e participar do processo de execução, através de soluções encontradas no local. O projeto objeto deste ensaio foi desenvolvido na comunidade conhecida como Canyon, localizada na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha,  que conta com 1300 moradores em 400 domicílios, distribuídos em 13 hectares de terra. Esse território tem como características importantes as  áreas de APP e as áreas de risco.

Implantação

O Núcleo Habitacional Canyon está localizado nas margens do perímetro urbano de Caxias do Sul e seu sítio apresenta características de vulnerabilidade socioambiental, por apresentar áreas de risco suscetíveis a desastres e ter parte da população em situação de extrema pobreza. O objetivo principal deste trabalho visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores e diminuição da exposição aos riscos. Para isso foram desenvolvidas estratégias a partir do desenho urbano e diagnóstico com a comunidade, para a qualificação do lugar de acordo com a realidade local.

A proposta abrange todo o território e tem seu foco direcionado para a qualificação de espaços abertos residuais, elaborando-os de modo que a comunidade possa atuar e participar do processo de execução, através de soluções encontradas no local.

Essas pequenas melhorias no espaço aberto residual podem despertar o sentimento de pertencimento e valorização do lugar em que vivem, além de potencializar todo o processo de luta de mais de 35 anos dos moradores pelo acesso a direitos humanos básicos e uma melhor qualidade de vida.

Ficha Técnica:

  • Texto: João Vitor Martini
  • Edição: ArqPop
  • Imagens: João Vitor Marini
  • Mais Informações: jvmartini.z@gmail.com