O Projeto Depois da Maré une design, arte e sustentabilidade ao capacitar pessoas para criar mobiliário feito com resíduos de madeira de embarcações coletados nos portos da cidade de Belém (PA) e região. A iniciativa procura dar diferentes soluções a estes materiais ao mesmo tempo em que celebra a criatividade e a cultura ribeirinha-amazônica.
Enquanto projeto colaborativo feito com recursos próprios, o Depois da Maré, idealizado por Luiz Rabelo e Yuri Rebello em extensão da Bohho Estúdio Criativo, busca valorizar o saber-fazer tradicional dos barqueiros e diversificar a renda dos profissionais envolvidos no processo, também aplicando capacitação técnica para jovens, onde as peças que produzem compõem mostras de design e exposições.
Ao contar as histórias por meio das embarcações e fazer dos móveis obras de arte, a iniciativa é impulsionadora do desenvolvimento socioeconômico local, que promove ações de sustentabilidade ao conscientizar e reduzir a quantidade de resíduos sólidos nos portos da cidade e arredores.
A missão do projeto é resgatar tradições e viver a Amazônia de diversas formas, cujo processo de criação descobre raízes, crenças e saberes que definem uma identidade e uma cultura.
Conheça mais do projeto em www.instagram.com/depois.da.mare.