Entra Apulso é uma comunidade que sobrevive entre os espigões da cidade de Recife, que se formou a partir da expulsão dos pescadores e trabalhadores rurais dos seus territórios de origem. O nome da comunidade vem da resistência, ao longo dos anos, para permanecer no lugar, muito embora todos os despejos ocorridos. Com mais de duas décadas de existência, hoje, a comunidade é reconhecida como Zona Especial de Interesse Social – ZEIS, possuem escola, serviços e uma dinâmica comercial importante. As famílias moradoras da comunidade são constituídas, na sua maioria, por mulheres, mães solo, com renda de até 3 salários mínimos.
O território ainda cresce com novos moradores que, em busca de moradia, ocupam áreas da comunidade e entorno. É neste território que os arquitetos da empresa Arquitetura Faz Bem desenvolveram o projeto de uma praça para a comunidade, a partir de uma contração do poder público local.
A elaboração do projeto teve um caráter participativo, envolvendo mais de 300 famílias no seu processo, gerando um projeto desenhado a muitas mãos e especialmente significativo para as pessoas que vivem na comunidade. Foram várias atividades, oficinas, reuniões e grupos focais, envolvendo idosos, jovens, grupos de dança e grupos esportivos, desenvolvidas ao longo de 20 dias.
O espaço proposto tem área de lazer para crianças, atividades esportivas para jovens e adultos e área de contemplação para idosos.
Texto: Antônio Neto
Edição: ArqPop
Fonte: Antônio Neto | Arquitetura Faz Bem
Imagens: Antônio Neto
Mais informações: https://www.instagram.com/arquiteturafazbem/