Plantões de Atendimento ATHIS é enfrentamento ao despejo na Baixada Santista
Categorias:
Tags:

Onde:

Quem faz:

Ano:

O projeto Plantões de Atendimento ATHIS e as Boas Práticas da Arquitetura e Urbanismo é desenvolvido pelo Coletivo ATHIS na Baixada, no bairro Baixada Santista na cidade de São Paulo (SP). A iniciativa, criada no ano de 2024, objetiva a prestação de Assistência Técnica enquanto intervenção e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo com participação comunitária de famílias da Vila dos Criadores.

Trata-se da realização de diagnósticos de necessidades junto às famílias moradoras da favela situada em manguezal (antigo lixão a céu aberto) e vizinha ao porto de Santos, litoral paulista. Em parceria com o Instituto Procomum e apoio da Associação Comunitária da Vila dos Criadores, busca-se envolver os agentes públicos e a sociedade civil organizada a resolver questões habitacionais junto à comunidade frente a inércia das gestões municipais.

O coletivo traz a aproximação e diálogo com o Poder Público, demonstrando a importância de promover Assessoria Técnica gratuita (ATHIS) e os impactos dessa atuação nos processos de regularização fundiária, ainda que hajam desafios burocráticos para viabilizar a atuação junto a profissionais de outras áreas e comprovar a importância do assessoramento técnico como ferramenta de enfrentamento na iminência do despejo.

Sob responsabilidade técnica da arquiteta e urbanista Laís Granado, o projeto realiza plantões de atendimento com equipe profissional multidisciplinar e estudantes de arquitetura e urbanismo e serviço social, a fim de qualificar ações e instruir moradores sobre a importância da ATHIS por meio de boas práticas de arquitetura e urbanismo nos âmbitos de melhoria na ventilação, iluminação, acessibilidade, saúde e segurança nas moradias dessas famílias. 

Com isso, são fornecidos dados e relatórios a Câmara Judicial de Cumprimento da Sentença de Realocação e Recuperação da Vila dos Criadores (CJ-CSRRVC) obtidos através de um levantamento amostral, com as condicionantes de habitabilidade das edificações existentes na comunidade. Este atendimento da equipe social aprofunda o entendimento sobre complexas questões em algumas famílias atendidas, cujos resultados são devidamente apresentados ao juízo enquanto projeto fomentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP).

O ATHIS na Baixada é um grupo formado em 2019 por arquitetos e urbanistas da Baixada Santista, além de outros profissionais de áreas relacionadas à luta por moradia digna. Conheça mais do projeto pelo site https://athisnabaixada.com/plantoes-athis/, em www.youtube.com/@ATHISnaBaixada e https://www.instagram.com/athis.na.baixada/.


Fotos: Carolina Gonçalves Mauro Terra / Marília Rodrigues Pereira
Projeto: Coletivo ATHIS na Baixada