Parklet Locals Only CB

Onde:

Cidade Baixa - Porto Alegre | RS

Quem faz:

Translab cocriação e participação; Comunidade do bairro Cidade Baixa; Equipe do Bar Locals Only CB e Equipe da Cervejaria Salva Craft Beer.

Ano:

2018

O TransLAB. URB é um coletivo que tem seu foco na cidade. Acreditando no urbanismo enquanto cultura coletiva, buscam difundir e testar diversas metodologias que possibilitem transformar espaços tendo como premissa  o ativismo cidadão e a cidade como um bem comum. A equipe, heterogênea e transdisciplinar, utiliza técnicas de urbanismo tático, placemaking, urbanismo hacker, sociologia, psicologia, pedagogia, etnografias, cartografias, mapeamentos e desenhos de processos cívicos. Atuando desde 2012, o grupo tem ações locais e conexões globais, com projetos e atividades junto à comunidades de Porto Alegre (RS), Cachoeira do Sul (RS), Novo Hamburgo (RS), São Leopoldo (RS), Campo Bom (RS), Caxias do Sul (RS), Gravataí (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Belém (PA), São Paulo e Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Vitória (ES) no Brasil, Montevideo e Maldonado (Uruguay), Buenos Aires (Argentina), Lima e Trujillo (Peru), Valdivia (Chile), Ciudad de México (México), Chattanooga (EUA), Amsterdam e Haia (Holanda), Aveiro e Guimarães (Portugal) e València, Cornellà de Llobregat, Barcelona, Bilbao e Madrid (Espanha).

O Parklet proposto pelo coletivo é mais que um projeto, é um processo de urbanismo participativo e desenho colaborativo que adotou dinâmicas abertas para toda a vizinhança e utilizou uma metodologia chamada de “Cocriação de Diretrizes para Territórios de Interesse Público”, desenvolvida pelo TransLAB.URB. O processo se desenvolveu em cinco etapas: (i) entendimento dos processos burocráticos junto à prefeitura; (ii) construção da campanha de engajamento dos vizinhos; (iii) entrevista com a equipe interna do bar; (iv) formulários on line e off line; (v) rodadas de cocriação com representantes da comunidade.

A proposta do Parklet foi concebida a partir de um conceito de micro praça pública, comportando uma horta comunitária, uma estante para trocas, murais de aviso e um bicicletário. Para o coletivo, este Parklet, diferente dos demais, “já nasceu envolvido em um senso de pertencimento, projetado coletivamente e pensado como uma “mini praça“. Trata-se de um novo mobiliário urbano que “simboliza o debate sobre o espaço destinado para os carros e os lugares pensados para as pessoas”

Com 15m², o Parklet foi organizado em duas zonas, a primeira com características de alto fluxo de pedestres e mais próxima a entrada e saída de clientes, tem a planta mais livre com mobiliários leves e de apoio. A segunda com caráter mais de permanência, recebeu mobiliário mais pesado e fixo.

Executado com estrutura metálica, o Parklet dispõe de arquibancada executada em metal e madeira, mural para informativos, executado com eletrocalha, lixeiras, bicicletário executado com dutos de aço e uma tampa niveladora que dá acesso à limpeza executada com chapa metálica. Em uma das suas laterais está localizada a hortinha comunitária e do outro lado uma estante de trecos executada com eletrocalha. 

O trâmite burocrático para a instalação do Parklet, por parte da administração pública, durou aproximadamente um ano, porém a apropriação deste espaço pelo público foi imediata.

Fica Técnica: