A coleção OBAHO é um projeto idealizado e financiado pelos arquitetos Pablo do Vale e Luís Guedes, da Guá Arquitetura, na cidade de Belém (PA). Vem da necessidade de preservar a tradição da cerâmica dos povos originários brasileiros, dando rosto a mestres ceramistas amazônicos que tiveram seus trabalhos invisibilizados por gerações.
Da junção da palavra tupi Obá (face) e o neologismo da palavra “o barro”, o projeto consiste no método de pesquisar novos materiais, saberes vernaculares ancestrais e design. O objetivo, conforme os idealizadores, é trazer mais originalidade às peças, aumentando a percepção de valor dos consumidores finais, traçando um novo horizonte ao impactar de forma positiva a vida de dezenas de ceramistas locais.
O design, desenvolvimento e financiamento da coleção são realizados em conjunto com o ceramista local Levy Cardoso, filho do mestre Cardoso, que fundou o polo de cerâmica no município de Icoaraci (PA). O resultado são peças inovadoras que impulsionam a cerâmica paraense.
Conheça mais em www.guaarquitetura.com.br/obaho e www.instagram.com/guaarquitetura.
Fotos: Jefferson Farias