O espaço público através das suas leituras e percepções: o caso da praça no bairro João Domingos Netto em Presidente Prudente-SP

Onde:

João Domingos Netto, Presidente Prudente, São Paulo

Quem faz:

Docentes e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista

Ano:

2019

A partir das diferentes atividades realizadas na praça do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, os moradores acabaram tendo contato com a Arquitetura e Urbanismo, pois, muitos deles, desconheciam qual a sua função e a maneira em que ela pode contribuir no uso dos espaços públicos.

O trabalho, realizado em 2019, se trata de uma intervenção temporária na praça do bairro João Domingos Netto, localizado na zona norte da cidade de Presidente Prudente, sendo proposta por docentes e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O projeto integra o Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas (@urb_colab), que foi fundado em 2018 e desde então, tem atuado na observação e intervenção em espaços públicos.

A intervenção, de caráter  temporário ocorreu a partir de três etapas: PESQUISA, ENSINO e EXTENSÃO. A primeira etapa, a PESQUISA, foi desenvolvida a partir de uma palestra ministrada por uma docente da instituição a respeito das problemáticas dos conjuntos habitacionais. A segunda etapa, ENSINO, foi composta por uma abordagem fora da sala, onde os alunos foram divididos em  grupos e realizaram um percurso urbano no João Domingos Netto. A terceira etapa, EXTENSÃO, consistiu no desenvolvimento e na realização da intervenção na praça. Esta etapa envolveu encontros com a comunidade, apresentação de maquetes e panfletos sobre a proposta e banner interativo para coleta de informações dos usuários do local.

A atividade acabou beneficiando as crianças de baixa renda do bairro, em torno de 30 crianças, com faixa etária entre 3 a 10 anos. Enquanto as crianças participavam da intervenção, as mães, tias e avós também acompanharam as atividades, comentando sobre as problemáticas do conjunto habitacional.

O contexto econômico e social do Conjunto Habitacional João Domingos Netto é de menor renda, sendo os núcleos familiares constituídos, sobretudo, por mulheres. No início pensou-se em trabalhar com os moradores adultos, porém as crianças foram mais receptivas a proposta da intervenção temporária na praça. A intervenção temporária consistiu na fixação de placas reflexivas e móbiles lúdicos, além da realização de uma oficina de desenho. A atividade foi realizada em 2019 no decorrer de 3 meses: junho e julho (organização da intervenção) e agosto (realização da intervenção).

As práticas colaborativas como as promovidas pelo urb_colab – UNOESTE, aproximam a arquitetura e urbanismo das reais necessidades da sociedade, promovendo momentos de experimentação, reflexão e aprendizagem tanto para os alunos como para os grupos sociais envolvidos nas intervenções.

Texto: Victor Aguiar – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
Edição: ArqPop
Fonte: Victor Aguiar – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
Fotos: Victor Aguiar
Link: https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-arquitetura-urbanismo/extensao-universitaria