O território do Quilombo Liberdade é o primeiro Quilombo Urbano reconhecido no Maranhão. Situado às margens dos manguezais e do Rio Anil, próximo ao centro da cidade, ele abrange cinco bairros da cidade de São Luís, sendo um símbolo de resistência e luta pela cidade e por moradia desde a origem, mas, assim como diversos outros territórios no país, apresenta problemas estruturais, evidenciando a desigualdade social no Brasil, principalmente em relação à habitação.
Focados em mudar essa situação, a Nós Assessoria Técnica, grupo que trabalha com o ambiente habitado de forma responsável e participativa, realizou uma parceria com a ONG Viva Quilombo Liberdade, que desenvolve atividades para e na localidade, facilitando a articulação e aproximação com a comunidade, e o Grupo Ela Faz, empresa de capacitação técnica para mulheres.
Por meio dessa união, foi elaborado o acompanhamento da requalificação de 14 fachadas residenciais do quilombo, integrando aspectos culturais e históricos, garantindo uma intervenção que respeite a identidade local e que reflita na qualidade de vida dos moradores, e também, acompanhar profissionais em pintura de parede por meio de abordagens da assessoria técnica.
O projeto esteve alinhado com o que é proposto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, garantindo acesso de todos à moradia digna, adequada e com preço acessível, acesso aos serviços básicos, além de urbanizar os assentamentos precários de acordo com as metas assumidas no Plano Nacional de Habitação, dando atenção especial aos grupos em situação de vulnerabilidade.
O público-alvo reuniu mulheres participantes do curso profissionalizante de pintura promovido pelo Ela Faz, durante os meses de abril e junho de 2024 e, também, famílias que tiveram seus imóveis selecionados pela Vila Quilombo para receber a intervenção. Para a seleção, foram levados em consideração os seguintes critérios: famílias moradoras do bairro Liberdade, com renda de até três salários mínimos, lotes com testada de até sete metros e fachadas sem vícios construtivos ou patologias graves.
Etapas do Projeto
Levantamento – Maio de 2024
Levantamento das condições das fachadas selecionadas. Em caso de identificação de problemas, foi verificada a viabilidade de conserto junto ao proprietário do imóvel.
Análise de Necessidades e Expectativas – Maio de 2024
Nesta etapa foram realizadas entrevistas e reuniões com os moradores para entender suas necessidades, expectativas e preferências em relação à requalificação das fachadas.
Elaboração de Propostas de Requalificação – Maio de 2024
Foram desenvolvidas propostas de requalificação de fachadas, levando em conta as demandas dos moradores, as condições técnicas das edificações e diretrizes estéticas, explorando opções de cores, grafismos, materiais e elementos decorativos.
Apresentação e Discussão das Propostas – Maio de 2024
Apresentação das propostas de requalificação para os moradores, buscando feedback e aprimoramento dos projetos.
Desenvolvimento do Material Técnico – Maio/Junho de 2024
Com base nas decisões tomadas em conjunto com os moradores, foi elaborado material técnico – executivo – para a requalificação das fachadas, onde constavam as especificações técnicas necessárias.
Responsabilidade Técnica – Junho de 2024
Foi feita a emissão de Registro de Responsabilidade Técnica junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo a fim de garantir legalidade e conformidade ao projeto.
Execução – Junho de 2024
Divisão da coordenação da execução da requalificação, garantindo a qualidade dos serviços, o cumprimento das especificações técnicas e o respeito aos prazos estabelecidos com acompanhamento técnico dos cinco assessores da Nós Assessoria durante todas as etapas do serviço para resolver eventuais problemas e garantir a satisfação dos moradores.
Entrega e Manutenção – Junho de 2024
Entrega das fachadas requalificadas aos moradores do bairro, garantindo que as expectativas foram atendidas. Também foi realizada a orientação sobre manutenção adequada para preservação dos resultados a longo prazo.
Após um trabalho conjunto, que envolveu corpo técnico e comunidade, as melhorias estéticas e intervenções realizadas contribuíram para a valorização do bairro e dos imóveis, preservando sua identidade histórica e cultural e incentivando o orgulho e a conexão dos moradores com seu ambiente urbano.
Equipe: Bruna Andrade Ferreira, Ivamberto da Conceicao Lima Pereira, Marcos Andrei Freire Dias, Nairama Pereira Barriga e Shirlen Caroline Rabelo Cabral
Instagram: @nos.assessoriatecnica
Fotos: Acervo Nós Assessoria Técnica