Desenhando para Saporé busca garantia de direitos
Categorias:
Tags:

Onde:

Quem faz:

Ano:

Com o objetivo de garantir compensações justas e alternativas de reassentamento para os moradores da comunidade Saporé, situada em área de risco e ameaçada de remoção pelo projeto do Parque Riacho Maceió, da prefeitura de Fortaleza (CE), nasceu, em 2021, o projeto Desenhando para Saporé. 

Capitaneado pela Taramela, Organização da Sociedade Civil (OSC), a iniciativa promoveu a aplicação de questionários, medições das residências e coleta de dados em campo, incluindo sobreposição de mapeamento das casas e o projeto urbano do Parque Riacho Maceió. Este processo resultou no estabelecimento, em 2023, de instrumentos como o Plano de Trabalho Refinado e sistematização dos dados, os contra-laudos, considerados instrumentos fundamentais para a negociação de indenização para os moradores; e o Plano de Reassentamento, com informações técnicas para garantir os direitos dos moradores durante a remoção. 

Fotos: Rodrigo Gadelha

Entre as ações desenvolvidas junto à comunidade para integrar os moradores no processo de tomada de decisão, a Taramela desenvolveu um jogo de tabuleiro. Através da ferramenta, foi possível definir os componentes espaciais do novo loteamento. Numa segunda oficina, foram validadas as diretrizes do espaço e os termos que seriam incluídos pela comunidade no Plano.

O projeto segue ativo e recebeu financiamento por meio do edital ATHIS do CAU/CE. Também conta com um equipe de profissionais, incluindo arquitetas, estagiários e bolsistas, numa parceria que une o ArqPET-UF, o escritório Frei Tito, o conselho Gestor da ZEIS Mucuripe, PPGAU+D/UFC e de mobilizadoras territoriais atuando como facilitadoras da comunicação e envolvimento comunitário. Para saber mais acesse no Instagram: @taramela.atac e @desenhando.pra.sapore

Mockup: Acervo Taramela
Foto de Capa: Leo Silva