Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Unidade Território do Bem
Categorias: Projeto

Onde:

Itararé, Vitória, ES

Quem faz:

Virginia Guelber Sales, Cleuber da Silva Júnior

Ano:

2022

A Associação Onze8 é uma OSC formada majoritariamente por arquitetos e que atua desde 2019 na promoção de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo (ATHIS). O Território do Bem, foco das nossas ações, é a autodenominação de um território com 6 bairros e 3 comunidades no centro da ilha de Vitória, marcado pela vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Parceria histórica de redes no território e de vínculos com lideranças locais, a caminhada da OSC se iniciou em 2002 com o acompanhamento técnico dos Créditos Habitacionais concedidos pelos Bancos Comunitários do Espírito Santo, na época, sob coordenação da Associação Ateliê de Ideias.

Em maio de 2022, a Onze8 foi convidada pelo Ateliê de Ideias para reformar a futura unidade do Centro de Referência da Juventude (CRJ), equipamento do governo do estado do ES sob a gestão do Ateliê. O serviço é voltado ao acolhimento de jovens através de ações socioafirmativas e de acesso, e também de formação em ações de economia criativa, trabalho e renda. Nos motivou o entendimento que ATHIS abrange também o entorno das habitações. O Art. 2o, § 2o da Lei Federal N° 11.888/2008, norteador das nossas ações, afirma que “além de assegurar o direito à moradia, a assistência técnica (…) objetiva: I – otimizar e qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, bem como dos recursos humanos, técnicos e econômicos empregados no projeto”.

Auxiliamos a equipe gestora na escolha do imóvel localizado em uma rua de fácil acesso da comunidade. A edificação contava com cerca de 185m² divididos em 2 pavimentos com acessos independentes: térreo com 50m², duas salas e um sanitário e o 1° pavimento, com um salão com de 135m² e dois sanitários. O programa de necessidades foi construído coletivamente, partindo dos cinco eixos pré-definidos, o “Eixo Cola Aê”, “Eixo Fortalece Família”, “Eixo Tô no Topo”, “Trampo Coletivo” e “LAB Poca”, resultando em duas salas de informática, sala de acolhimento, de dança, de reuniões e um pequeno estúdio de música, além de um hall múltiplo uso voltado a convivência entre os jovens.

O orçamento limitado, prazo curto para a entrega, amplo programa de necessidades e condicionantes de projeto que se impuseram ao longo da execução, como condicionamento de ar em todas as salas e acessibilidade universal foram os principais desafios encontrados. Entre a definição do imóvel de intervenção e entrega da obra, passaram-se cerca de 45 dias, de modo que foi necessário o desenvolvimento e constante atualização do projeto ao longo da execução. Por se tratar de um imóvel alugado e o tempo curto para execução, optamos por trabalhar com vedação em gesso acartonado, aumentando custos e saindo do convencional. Por outro lado, conseguimos reaproveitar materiais de um estúdio de rádio desativado e outros recebidos de doação, de modo que os vidros fixos, portas, louças e parte do isolamento acústico não oneraram os recursos iniciais do projeto. Por fim, vale salientar a especial importância de parcerias com prestadores de serviços locais para a concretização da obra no tempo e orçamento estipulados.


FICHA TÉCNICA
Nome: Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Unidade Território do Bem
Local: Itararé, Vitória – ES
Data: Julho de 2022
Projeto arquitetônico e execução: Virginia Guelber Sales e Cleuber da Silva Júnior
Projeto gráfico e identidade visual: Secretaria dos Direitos Humanos (SEDH), Governo do Estado do Espírito Santo
Memorial/descrição: Yolanda Faustini
Fotografias: Guilherme Rolim