Canteiro Vivo – Programa de Educação Patrimonial da Associação Cultural Vila Flores
Categorias:

Onde:

Centro Cultural Vila Flores, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Quem faz:

Associação Cultural Vila Flores, Ong Mulher em Construção, Estúdio Sarasá

Ano:

2017 - 2022

O Programa Canteiro Vivo tem por objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ramo da preservação do patrimônio edificado, criando possibilidades de aproximar as pessoas do campo da conservação e restauração de bens culturais e geração de renda.

O Programa Canteiro Vivo trabalha os conceitos de conservação, zeladoria e restauro do patrimônio cultural enquanto construção coletiva e transformadora para a formação de elos comunitários, teve seu início com o restauro e readequação do complexo arquitetônico datado de 1928 que hoje abriga o centro cultural Vila Flores em Porto Alegre/RS que desde 2014 vem empregando técnicas diversas para democratizar o acesso ao patrimônio cultural, através de práticas e vivências capazes de gerar uma transformação social e urbana que resulta na melhoria da qualidade de vida da região em que está inserido. O programa estimula a união das dimensões materiais e imateriais do patrimônio, realiza atividades de sensibilização, de vivências e práticas para capacitação.

Seu público é amplo (crianças, jovens, adultos, idosos, profissionais e interessados no tema) com as atividades de sensibilização e vivência patrimonial, público de baixa renda em especial mulheres em situação de vulnerabilidade social com as atividades de capacitação.

O programa divide suas ações em três grupos: sensibilização (atividades lúdicas, como exercícios didáticos e material audiovisual sensível, conferências com mestres de ofícios e pesquisadores do campo), vivências (rodas de memória, visitas mediadas e exposições artísticas) e práticas de formação (atividades formativas distribuídas em oficinas e visitas técnicas à edificações históricas em processo de restauração).

As visitas mediadas ocorrem regularmente desde 2017, rodas de memória acontecem durante os eventos do centro cultural Vila Flores, e as oficinas de capacitação ocorreram em maio de 2021, setembro de 2021 e fevereiro de 2022. As oficinas foram viabilizadas a partir da cooperação técnica entre a Associação Cultural Vila Flores com a Ong Mulher em Construção e o Estúdio Sarasá, com profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, conservação, restauração, museologia, pedagogia, administração e produção cultural. Na segunda edição da oficina formativa, foram lançadas publicações educativas sobre a temática de patrimînio: Canteiro Vivo, Mulheres no Patrimônio e o Caderno de Educação Patrimonial.

Texto: João Felipe Wallig
Edição: ArqPop
Fonte: Vila Flores
Fotos: Capa: Ricardo Ara | Acervo Vila Flores

Mais Informações: Vila Flores: http://vilaflores.org/o-que-fazemos/projetos/canteiro-vivo/
Mulher em Construção: https://www.mulheremconstrucao.org.br/
Estúdio Sarasá: https://estudiosarasa.com.br/