Banheiro da Graça
Categorias:

Onde:

Restinga, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Quem faz:

Kopa Coletiva Arquitetura Popular

Ano:

2021

Essa reforma é um exemplo de melhoria habitacional que age no combate ao déficit habitacional qualitativo que ultrapassa 24 milhões de moradias do país, segundo os dados da Fundação João Pinheiro. Através desse trabalho, que a Kopa desenvolve em territórios vulneráveis, se promove o acesso ao profissional técnico e moradia digna.

Esse trabalho se trata de um Projeto de Reforma no modelo B2B (Business-to-Business), onde o beneficiário é indicado por alguma instituição social local (como posto de saúde, CRAS, CREAS, prefeitura, entre outros), e recebe a doação de uma reforma para um cômodo de sua escolha. O serviço é composto por assistência técnica, projeto, materiais de construção de qualidade, mão de obra qualificada e acompanhamento de obra.

Trata-se de um trabalho articulado em rede, onde há parceiro investidor, parceiro facilitador, parceiros públicos, arquitetos e profissionais técnicos, além de fomentar a economia local, onde há a contratação de mão de obra do território e compra de materiais nas lojas do bairro.

O exemplo apresentado aqui foi destinado para a Maria da Graça, moradora do bairro Restinga em Porto Alegre, mulher idosa, negra, dona de casa, residente com o marido Carlos Léo, aposentado, idoso. Recebem o Auxílio-Brasil e são assistidos pelo CRAS Restinga.

Quem realizou o trabalho foi a Arquiteta Urbanista Karol Almeida, Fundadora e CEO da Kopa Coletiva Arquitetura Popular, que é um Negócio de Impacto Social na área da Habitação.

A partir do recurso financeiro disponibilizado pelo Instituto PHI, o parceiro facilitador Nova Vivenda, contatou o parceiro local, que no caso é o Kopa, para executar uma melhoria habitacional no bairro Restinga, periferia da cidade de Porto Alegre. Disponibilizado o recurso, parte-se para a seleção das famílias a partir dos critérios para acesso à reforma, dentre os quais está o cadastramento no CRAS. A partir disso, são realizadas visitas na casa da família, o levantamento do seu perfil socioeconômico e o levantamento técnico do cômodo a ser reformado focando nas melhorias a serem feitas.

Os próximos passos são a elaboração o projeto técnico, do orçamento, o qual é encaminhado para a loja parceira local e a contratação da  mão-de-obra do próprio bairro.

Texto: Karol Almeida
Edição: ArqPop
Fonte: Kopa Coletiva
Fotos e Imagens: Karol Almeida
Mais Informações:
instagram.com/kopacoletiva.arq
instagram.com/karoldakopa