Arquitetura para Quem Mais Precisa

Onde:

Passo Fundo | RS

Quem faz:

Coletivo Arquitetura para Quem mais Precisa

Ano:

2022

O coletivo Arquitetura Para Quem Mais Precisa, é composto por 19 mulheres, arquitetas e urbanistas, engenheiras e estudantes que atuam na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A ideia iniciou no curso de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina a partir da arquiteta e urbanista Marina Bernardes. Dois anos depois, a convite de outras profissionais, a iniciativa foi para a cidade de Passo Fundo, onde se transformou em uma ONG.

O grupo direciona o seu trabalho e conhecimento técnico para o atendimento das demandas habitacionais das famílias de baixa renda, desenvolvendo melhorias habitacionais como reforma de banheiros e outras demandas das famílias, tendo como referência normativa a Lei Federal 11.888 de 2008 que trata sobre a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS. Considerando as duas cidades, a atuação do grupo já realizou cinco obras, que envolveram desde a reforma e construção de banheiros, até a reforma de casas por inteiro. 

A seleção das famílias é feita através de alguns critérios. O primeiro é um vínculo com a Central Única de Favelas (CUFA), a partir do qual são indicadas mães da favela em situação de vulnerabilidade social com questões habitacionais urgentes.  

Segundo Marina Bernardes, em entrevista para a Rádio local Uirapuru, na cidade de Passo Fundo existem mais de 25 mil famílias morando em ocupações, sendo este o foco da atuação do grupo, que acredita no voluntariado para enfrentar essa realidade. 

Para dar viabilidade aos projetos e soluções propostas, o grupo conta com doações que, promovidas através de ações próprias, como os Brechós do APQMP, e divulgadas constantemente através das mídias sociais e dos apoiadores locais e com ações próprias ajudam na arrecadação dos recursos e materiais necessários à execução das obras. 

Ficha Técnica: