Campanha pelo Enfrente – Transforma

Onde:

São Paulo, São Paulo

Quem faz:

Arqcoop+

Ano:

2020 - 2022

O trabalho Enfrente-Transforma foi uma campanha realizada no Matchfunding, em 2022, com o apoio da Fundação Tide Setubal e idealizada pela Cooperativa de Arquitetura e Urbanismo ArqCoop+, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho,  através do projeto arquitetônico e da construção civil, dos microempreendedores que foram parcialmente ou totalmente afetados durante a quarentena no Jardim Lapenna, zona leste da região metropolitana de São Paulo.

Essa região apresenta intensa vulnerabilidade ambiental e social que foram consideradas pelo projeto. Ao intervir nos espaços comerciais, o projeto reverbera nas questões socioeconômicas da comunidade com reflexos no território, impactando na qualidade de vida  das pessoas que vivem em uma área de alta desigualdade. A ideia é oferecer soluções integradas de requalificação urbana, atividades sociais e econômicas.

Cada região possui uma realidade e neste território em específico, a sua localização dificulta a logística necessária para o desenvolvimento dos negócios locais. Na dinâmica diária, o fluxo de moradores auxiliava nas vendas e na dinâmica econômico local. Na pandemia, com o fechamento parcial dos comércios e a redução do fluxo de moradores nas vias, muitos empreendedores locais tiveram dificuldade em manter suas atividades.

O foco das ações do projetos foram os grupos minoritários com mulheres a frente de seus comércios e que fomentem e auxiliem na geração de oportunidades dentro do território. A primeira reforma foi na Vila Nova União, o Villas Chicken, fast food criado e idealizado pela moradora da comunidade Célia, que passou por momentos difíceis  no ano 2020, tendo aberto seu negócio bem no início da pandemia:  a felicidade da abertura conflitou com com o fechamento na semana seguinte. O projeto propôs potencializar o espaço que já havia passado por uma pequena reforma, adequando o salão para receber mais clientela, e resolvendo pequenos problemas de infraestrutura (pontos de elétrica e hidráulica) e instalação de mobiliário articulado para permitir a flexibilização do salão. O objetivo era alcançar um layout prático tornando a área útil ampliada.

Texto: Denis Neves
Edição: ArqPop
Fonte: ArqCoop+
Fotos: Denis Neves
Mais informações: https://www.arqcoopmais.org/
https://www.youtube.com/watch?v=XnxuV_FhZ2c