Na comunidade de Entra Apulso, localizada em Recife (PE), um movimento coletivo vem redesenhando as relações entre as pessoas e os espaços públicos. O projeto Pulsa Bairro, idealizado em parceria pelo Instituto Shopping Recife e o Massapê, promoveu o resgate da identidade local, da cultura e da cidadania.
A iniciativa envolveu diretamente mais de 1.300 pessoas, entre moradores, jovens pesquisadores, lideranças locais e representantes de organizações sociais. O resultado? Dezoito intervenções urbanas que revitalizaram espaços públicos da comunidade, tornando-os mais acessíveis, acolhedores e representativos.
O projeto partiu de um método do Massapê, que é sediado em Pernambuco, mas tem atuação nacional, batizado de Ciclos de Engajamento, estruturado em três eixos: Aproximação, Fazendo Lugares Juntos e Visão de Futuro. A metodologia foi aplicada de forma intercalada, com a divisão da comunidade em quatro áreas, o que permitiu a escuta ativa e planejamento territorial.



Durante os ciclos, foram aplicados 940 questionários de porta em porta, conduzidos por 34 jovens pesquisadores da própria comunidade, mapeadas 35 referências culturais locais e realizadas 12 oficinas colaborativas, gerando quatro publicações sobre os aprendizados e propostas de ação.
Entre os objetivos do Pulsa Bairro, estavam o de estimular o engajamento comunitário na transformação dos espaços públicos; democratizar o acesso à informação sobre questões sociais e ambientais; fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores; e subsidiar políticas públicas e ações concretas para melhorar a habitabilidade do território.
A iniciativa teve ainda o apoio de parceiros como Chié do Entra, Kapi’Wara, Flui Hortas, REME e a Associação de Moradores de Entra Apulso, formando uma rede de mais de 50 colaboradores.
Para acompanhar o trabalho, siga o perfil no Instagram: @massapecoletivo.
Fotos: Marlon Diego