O projeto Arquitetura Viva foi realizado pela Cooperativa Mista de Trabalho Casa do Cerrado (COOCACER) apoiado pelo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Trata-se de um curso de formação presencial que aborda a Bioconstrução como forma de popularizar a arquitetura, levando um saber milenar para a população carente, arquitetos e estudantes de arquitetura e urbanismo, proporcionado aprendizado para a população executar sua casa de forma sustentável e, para os estudantes, o contato com técnicas milenares. O curso iniciou em agosto de 2022, com a primeira turma e em setembro com a segunda turma. As duas edições contaram com 05 encontros que abordaram uma introdução teórica, técnicas de adobe, técnicas de taipa e reboco natural, com aulas praticas junto à comunidades carentes.
O projeto teve vários objetivos. O primeiro deles, foi o de possibilitar que uma comunidade carente possa erguer suas edificações de forma sustentável e viável. Com os estudantes de arquitetura e urbanismo foi proporcionar um ponto de contato com a Bioconstrução na prática, tendo com perspectiva da atuação os preceitos da ATHIS – Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social, de forma afetiva, criando uma relação com a comunidade. Além disso, foi objetivo do projeto levar os conceitos de sustentabilidade de forma simples e viável para todos e todas.
O curso de caráter multidisciplinar, envolveu arquitetos e engenheiros formados, ambientalistas, cientistas sociais, e mão de obra especializada, bio construtores, sanitaristas ambientais e pedreiros Uma destas intervenções promovidas pela formação foi na Creche Comunitária Assembleia das Crianças, na Vila Delfiori, em Goiania.
Ficha Técnica:
- Texto: Filemon Tiago
- Edição: ArqPop
- Fonte: ArqViva
- Fotos: ArqViva
- Mais Informações:
https://www.instagram.com/reel/CiWEkcgr0Gg/?utm_source=ig_web_copy_link